Salmos 139.1-2;23: "SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos". (ACF)
Neste Salmo, Davi fica maravilhado com a onisciência de Deus, que é conhecedor de tudo e sabe todas as coisas. Somente o Criador é possuidor desse poder, e em sentido pleno. Onisciência é a capacidade de saber acerca de tudo infinitamente, incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro e todo o Universo.
Infelizmente, há seres humanos que, simplesmente, desdeiam, ou ajem indiferente a este atributo de Deus. Isto é tão verdade que em Salmos 73.11 está escrito acerca dos ímpios: "Eles dizem: “Como Deus ficará sabendo? Por acaso o Altíssimo tem algum conhecimento?" (NAA) Que loucura! Tal atitude é um completo desrespeito e zombaria para com Deus.
Então, perguntando ao Espírito Santo sobre o que dissertar a respeito desse tema, Ele me falou: "Se Eu, o Senhor, sou possuidor desse atributo - a onisciência - e sei de tudo o que se passa com o ser humano, por quê muitos filhos não se abrem comigo, e em muitos casos, se escondem de mim?"
Refleti muito sobre o que o Espírito Santo me falou. É realmente uma palavra que mexe com nosso coração, fazendo-nos pôr a mão na consciência, pois nada pode ser encoberto perante Ele, o nosso Deus Criador, Pai e amigo. (Hebreus 4.13)
Não há sucesso sem Deus. Não há cura de nossas mazelas sem que o Eterno seja participante de nossa vida. (João 15.1-6) Enquanto Dele estivermos longe, definharemos em nossos delitos, pecados e circunstâncias da vida. Lembro-me do próprio Davi que disse: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia." (Salmos 32.3 ARA)
A palavra "Calei" nas línguas originais tem o significado de [estar em silêncio, estar sem palavras, tornar silencioso, mostrar surdez]. Enquanto Davi fazia-se de surdo para com seus pecados, tornando-os silenciosos, não havia nenhuma qualidade de vida. Ele estava sendo corroído em seu interior pelo que fizera. Apenas quando Ele expôs a situação a Deus, confessando seu pecado, houve restauração.
Veja: Salmos 51.3-4 diz: Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares". (ACF)
Eis uma grande verdade da qual não podemos escapar: a cura começa no exato momento que passamos a enxergar nossas fragilidades. Se assim fizermos, então, Deus começará a operar em nós, pois um espírito quebrantado e contrito, a este Ele não rejeita. (Salmos 51.17)
Deus não é indiferente a nós. Ele não fez o ser humano para o deixar à própria sorte. Em Jó 10.12 diz: "Tu me deste vida e bondade, e o teu cuidado guardou o meu espírito." (NAA)
A palavra "Cuidado" no Original Hebraico tem o sentido de [ser visitado, ser procurado, ser necessário]. Não ande longe de Deus nem sequer O abandone, pois Ele está te [procurando] porque você é [necessário], e quando o todo poderoso te [visita], há livramento para você. Não podemos ignorar ao Senhor. Ele quer ter um relacionamento conosco.
O contexto deste texto é que Deus sabe de tudo, por causa de sua onisciência. Nós não deveríamos agir como se esta não fosse uma verdade. E foi exatamente o que Israel fez quando pecou contra o Senhor. Porém, como disse, Deus cuida de nós, e sempre nos dá novas chances de nos voltarmos para Ele.
Preste atenção no que Deus disse à Jeremias: "E o SENHOR me disse: Já a rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá. Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconhece a tua iniquidade, que transgrediste contra o SENHOR teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR". (Jeremias 3.11-13 ACF)
A palavra "Reconhecer" no original é o mesmo que [admitir, confessar, tornar conhecido, fazer saber]. Era esta a atitude que Deus esperava que Israel tivesse diante de seus pecados; e é a mesma atitude que Ele deseja que tenhamos.
Deus espera que confessemos nossos pecados, que contemos nossos traumas, que O tenhamos como amigo, que abramos a porta do nosso coração para que Ele venha nos curar, pois a final, Ele sempre está batendo. Se formos a Ele, nunca seremos desprezados. (Apocalipse 3.20)
Não adianta 'varrer pra debaixo do tapete' nossos problemas, como se os tais, algum dia, simplesmente desaparecerão. Enquanto não contarmos para Deus absolutamente tudo - sejam pecados, traumas emocionais ou quaisquer coisas que sejam, nunca progrediremos. Lembre-se sempre: a cura começa no exato momento que passamos a enxergar nossas fragilidades. Deus quer te ouvir.
Graça e paz!
Ore comigo: 'Senhor, por meio da Tua palavra, entendi que preciso contar absolutamente tudo ao Senhor; e, que o Senhor quer participar ativamente da minha vida porque me ama. De agora em diante, nada lhe esconderei e Lhe contarei toda a verdade. Oro em nome de Jesus. Amém'.