Desconforme-se mas transforme-se! - Vencedor Pela Palavra

Desconforme-se mas transforme-se!

Publicado em 6 de abr. de 2021

Desconforme-se mas transforma-se


Desconforme-se mas transforme-se


Romanos 12.2: "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". (ACF)


Olhando para este texto, uma gama de pensamentos me vem à mente, e penso em tudo o que é possível a igreja fazer para não se contaminar com esta presente era vil, assim como Daniel que decidiu "não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia". (Daniel 1.8 ACF)


Tudo ao redor nos chama ao erro e ao desejo por aquilo que é errado: as músicas, sensuais e eróticas; os programas de televisão, embora tenhamos o controle na mão para mudarmos de canal, nos oferece "lixos" visuais com toda sorte de podridão e nem vou perder meu tempo citando-os; as novelas, na sua grande maioria, nos apresentam adultério, traições, homossexualismo e coisas relacionadas.


Não estou aqui atacando quem vê e quem não vê, quem ouve e quem não ouve, nem tampouco quero impor uma regra daquilo que se deve ou não fazer. Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Romanos 14.12) Apenas estou retratando a realidade em que vivemos. Disto, tenho certeza, enquanto estamos neste mundo, é uma realidade que nos cerca.


Pra se ter uma ideia, ao mesmo tempo em que campanhas são feitas contra a pornografia, o alcoolismo, tabagismo e outras drogas, empregando uma quantidade significativa de dinheiro para tal, as grandes indústrias não param de produzir suas drogas, nem as grandes empresas de publicá-las, fazendo seus marketing's. Que ironia!


Bom, voltando ao assunto em questão, é claro, viver neste mundo não é desculpa para não nos encaixarmos no que diz a palavra de Deus: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo". (1 Pedro 1.15-16)


Porém, realmente é preciso força de vontade para constantemente não nos conformarmos com aquilo que o mundo, diariamente, nos oferece. Não quero, com isto, dizer que apenas e tão somente está em nós o poder para vencê-lo, mas o que tenho em mente é o que disse Jesus em Mateus 11.12: "E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele". (ACF)


O que quero dizer é que existe uma parte que cabe a nós executar para rejeitarmos o pecado, o caminho mau, fazendo "morrer" a nossa natureza; ou seja, não deixando que os desejos presentes nela assumam o controle, e que tomemos a firme decisão de escolhermos o caminho da vida; pois, como sempre digo: 'Deus não criou marionetes, mas deu aos seres humanos um cérebro, intelecto, e um poder que é inerente à nossa espécie. Temos tal poder vindo do Criador para escolher entre o bem e o mal'.


Mas será que apenas não escolher o mal ou rejeitá-lo é o suficiente? Leia atentamente o que diz Romanos 8.13-14: "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus". (ACF)


O que acabamos de ler tem tudo a ver com o texto principal. Perceba que apenas "não ser conformado com o mundo" não é o suficiente para efetuar transformação; mas o "ser transformado pela renovação do entendimento" é o motivo principal da verdadeira mudança efetuada em nós.


Mas o que Romanos oito pode ter de coligação com Romanos doze? Vejamos: Romanos oito fala sobre "mortificar as obras do corpo", que é fazer "morrer" a nossa natureza; ou seja, como disse anteriormente, 'não deixarmos que os desejos presentes nela assumam o controle'. E é aí que tudo se encaixa, pois ninguém vence a si mesmo a não ser por meio de uma nova mentalidade, e quem traz esta nova mentalidade é o Espírito Santo por meio da palavra.


O Espírito Santo "algumas vezes é mencionado de um modo que enfatiza seu trabalho e poder (o Espírito da Verdade". (Dicio. Grego Strong g4151)


É o que está escrito em João 16.13: "No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir". (BKJA)


Então uma indagação é obrigatória em nosso tempo: como alguém pode saber se está sendo guiado em toda a verdade, e se as revelações das coisas que estão por vir, de fato, são verdadeiras, tendo o pensamento renovado para que possa haver transformação interior, e experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, se não ler a palavra da verdade?


É o que Jesus disse no evangelho de João 14.26: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". (ACF)


Como o Espírito Santo nos fará lembrar daquilo que não lemos? Como seremos transformados se não há um pingo de vontade de ler tão preciosas palavras? Se para cada situação da vida é preciso lembrar de tudo quanto Jesus tem nos dito, então, se rejeitarmos esta palavra e agirmos indiferentes à ela, seremos os maiores prejudicados. 


Ah se realmente valorizássemos este livro sagrado que se encontra livremente ao nosso alcance para o manuzearmos e o consultarmos a hora que quisermos! Se assim fosse, então, haveria uma avalanche de não apenas desconformados, mas transformados para impactar este mundo. Deus nos ajude.


Graça e paz!