A verdadeira humildade
Mateus 5.3: "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." (ARA)
Humildes, ou em outras traduções, pobres de espírito. Ser humilde de espírito nada tem a ver com aquela humildade que o mundo conhece, a ponto das pessoas dizerem: "Nossa, como ele (a) é humilde!"
Essa humildade não é humana, mas diz respeito a coisas espirituais, relacionada ao homem e seu Criador. Veja alguns significados: - "aquele que é necessitado em todos os sentidos; destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas; impotente para realizar um objetivo." (Aplicativo Bible Study - Dicionário Grego g4434)
Em outras palavras, [pobre em espírito] é a pessoa que olha para si e não consegue enxergar nenhuma possibilidade de melhora a não ser pelo Espírito Santo; ela é totalmente dependente do Criador. Tal pessoa reconhece sua limitada e decadente natureza que, constantemente, a puxa para o pecado. (Romanos 7.18-20)
Ela sofre perigos, tentações, guerras internas que parecem maior do que a sua capacidade de suportar e, com isto, clama a Deus por misericórdia e graça, porque, força para ir adiante e prosseguir nos passos da fé, sozinho não dá. (Lucas 18.9-14)
O Reino dos céus, como diz a palavra, pertence aos tais que, esvaziando-se do seu eu, põem sua suficiência na graça, entendendo que, assim como um bebê recém nascido precisa dos pais para alimentá-lo e vesti-lo, tal qual ele é para com Deus.
Ah, irmãos, como somos carentes de afeto e atenção, transformação e salvação, suficiência e paz, plenitude e regozijo, de somente um Deus que é capaz de nos entender e suprir a carência de nossa alma! (Mateus 11.29)
Não há espaço para o eu (sentido de ego, soberba e arrogância) no Reino dos céus. Nenhum soberbo o ganhará. Tenho certeza que se nos encaixássemos na descrição de pobres de espírito, não haveria brecha para uma tão "auto-suficiência" em nosso coração.
O ser humano tem a tendência de se afastar de Deus. Somos presunçosos, andando em nossos próprios caminhos e escolhas, mas Deus requer de nós obediência e humildade. Deus olha para aquele que é destituído de toda arrogância.
Veja o que diz Provérbios 22.4: "O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida." (ARA)
Como podemos ver, humildade é o princípio para uma vida bem sucedida; e para se alcançar esta bem aventurança, somente pelo pleno reconhecimento da verdade. Somente pela palavra entenderemos o plano de Deus para nós, o quanto somos miseráveis, propensos à decadência e morte, e o quanto dependemos de suas poderosas mãos para nos sustentar e nos fazer seguir adiante.
Sem humildade não há glória!
Graça e paz!